15 de setembro de 2014

Esquadra 501 comemora 37 anos de actividade

A Esquadra 501 “Bisontes” comemora hoje 37 anos de actividade. A Esquadra e os militares que ali prestaram serviço ao longo destes 37 anos, sempre pautaram as missões que lhes foram confiadas com elevada capacidade de prontidão, independentemente da diversidade, complexidade ou permissividade do teatro de operações. 

Os actuais elementos de missão desta esquadra configuram operações de transporte aéreo logístico intra teatro e inter teatro; operações aerotransportadas; operações aéreas especiais; operações de evacuação sanitária e Operações de busca e salvamento.

Com mais de 70000 Horas de voo e 1 milhão de passageiros transportados, a Esquadra 501 através das suas múltiplas valências já realizou missões em cenários como Angola, Moçambique, S. Tomé, Cabo Verde, Timor, Golfo Pérsico, Moscovo, Afeganistão, Ruanda e Balcãs, entre outros. Mais recentemente, esteve empenhada em missões de apoio humanitário no Haiti, Egipto e Líbia. Actualmente a Esquadra 501, a operar com a aeronave Hércules C-130, está presente no Mali desde o dia 29 de Agosto último ao serviço das Nações Unidas (MINUSMA) no apoio ao processo de paz naquele país.

Parabéns à Esquadra 501 e a todos os militares que nela servem e serviram e que muito contribuíram para o lema que a Esquadra orgulhosamente ostenta: “Onde necessário, Quando necessário”. (Fonte: FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.