Em declarações aos jornalistas José Pedro Aguiar-Branco referiu que a reunião bilateral foi "muito positiva" do ponto de vista político e que ambos os países vão estabelecer um acordo de cooperação, na área da defesa, que irá ser desenvolvido até ao primeiro semestre de 2015.
Durante a reunião "convidei o ministro da defesa da Colômbia a ir a Portugal no primeiro semestre de 2015 e, nessa altura, podemos assinar o acordo, que regerá as relações" acrescentou o titular da pasta da Defesa Nacional.
Aguiar-Branco referiu ainda que o acordo irá ter "uma lógica global". Porém, nesta reunião já foram adiantadas algumas áreas específicas, particularmente no sector naval, tendo ficado prevista a utilização, por parte da Colômbia, de meios e capacidades portugueses, como submarinos e navios patrulha oceânicos.
Relativamente às áreas de treino, formação e certificação, o acordo irá permitir que a cooperação entre Portugal e a Colômbia "possa estreitar e facilitar a relação" deste país latino "com a União Europeia e a NATO", o que "é um desejo que a Colômbia tem", explicou o ministro da Defesa Nacional.
José Pedro Aguiar-Branco termina hoje uma visita de três dias a Bogotá. (Defesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.