Um militar do Centro de Treino de Sobrevivência da Força Aérea, da Esquadrilha de Defesa Nuclear, Radiológica, Biológica e Química (eDNRBQ), frequentou o Advanced Laboratory Skills Training Course, que decorreu entre 03 de Novembro e 14 de Novembro, em Zemianske Kostolany, Eslováquia, nas instalações do National Centre of EOD and CBRN das Forças Armadas Eslovacas.
Esta formação, onde esteve presente o Capitão Ricardo Martins (na foto), destina-se a especialistas que estejam envolvidos na detecção e descontaminação de agentes químicos. O curso tem natureza técnica e é coorganizado pelo Governo da Eslováquia e pela OPCW – Organização para a Proibição de Armas Químicas
Aos participantes é concedida a oportunidade de treinar em condições de laboratório (no Reference Chemical Laboratory - RCHL) e em condições de terreno (no CBRN Training and Testing Centre - CBRN TTC), com agentes químicos de guerra e químicos industriais tóxicos reais. As várias fases do treino envolvem identificação no terreno, amostragem, transporte, preparação para análise, análise e interpretação dos resultados.
O Advanced Laboratory Skills Training Course reveste-se de especial importância no contexto da assistência e protecção perante emergências químicas. A sua pertinência deve-se não só à especificidade das matérias abordadas e à estreita relação das mesmas com a actualidade, mas também à experiência que é possível adquirir diante de eventos e agentes químicos reais – quer em laboratório, quer no terreno.
Dado o elevado nível a que é ministrado, o curso constitui-se ainda como um fórum privilegiado de troca de experiências e informação entre os participantes dos Estados-parte. (FAP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.