26 de novembro de 2014

Portugal e Timor-Leste estreitam relações na área da Defesa

O ministro da Defesa Nacional reuniu ontem com Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa e Segurança de Timor-Leste, Xanana Gusmão, no Palácio do Governo, para discutir matérias na área da defesa e para assinar um Memorando de Entendimento entre os dois países.

No final do encontro José Pedro Aguiar-Branco afirmou que "na área da Defesa temos ajudado a construir Timor, numa área estruturante”, reforçando ainda que “essa construção conjunta que temos feitos há doze anos não poderia deixar de se manter".

"Quero dizer que o ministro da Defesa compreendeu com profundidade todas as nossas necessidades no sector da Defesa, na área da segurança nacional e só posso dizer que estou agradecido pela disposição permanente de nos apoiar neste sector muito importante", afirmou por seu lado Xanana Gusmão.

Durante a reunião bilateral foram também abordados temas como os desafios e ameaças à segurança, à estabilidade e à paz, a identidade de segurança e defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a cooperação técnico-militar entre as F-FDTL (Forças de Defesa de Timor-Leste) e as Forças Armadas Portuguesas.

Timor-Leste por ocasião desta primeira visita de um ministro da Defesa Nacional de Portugal ao seu país aproveitou a oportunidade para reconhecer e agradecer o apoio continuado de Portugal, nos últimos doze anos, no desenvolvimento do Sector da Defesa e em particular na profissionalização e modernização das FALINTIL – Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

Portugal, por sua vez, destacou o bom relacionamento existente entre as Forças Armadas dos dois países e reafirmou o apoio de Portugal à consolidação do sector da defesa em curso em Timor-Leste, em especial na formação, e no apoio à construção de uma componente aérea no futuro.

O ministro da Defesa Nacional terminou hoje a sua visita oficial a Timor-Leste, tendo sido recebido ao início da manhã pelo Presidente, Taur Matan Ruak. A agenda deste último dia incluiu ainda uma visita ao Instituto de Defesa Nacional e um encontro com o Chefe das Forças de Defesa de Timor-Leste.

"A confiança é efectivamente um elemento fundamental e a minha visita e estas recepções ao mais alto nível visam mostrar e reforçar essa componente da confiança. A relação entre povos faz-se com base na confiança e portanto esta visita e a possibilidade de ter sido recebido pelo senhor Presidente mostra e é um sinal de que essa confiança existe e deve ser reforçada", afirmou José Pedro Aguiar-Branco.

"A área da Defesa é um pilar do Estado e tive a possibilidade de dar nota que na nossa reunião de ontem com o primeiro-ministro acertamos um conjunto de projectos a desenvolver nomeadamente na área de formação militar, com a criação de um centro de língua portuguesa, e também no que diz respeito à edificação da componente aérea e naval", referiu ainda o titular da pasta da Defesa Nacional.(Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.