O patrulha oceânico VIANA DO CASTELO encontra-se no Mediterrâneo Central, desde 02 de Novembro, a participar na missão TRITON 2014, do âmbito da agência FRONTEX [1] da União Europeia, no controlo dos fluxos migratórios provenientes do norte de África.
A operação TRITON 2014 é conduzida nas águas de responsabilidade italiana e maltesa com a finalidade de detectar, localizar, identificar e impedir a actividade ilegal de embarcações envolvidas no fluxo migratório e, se necessário, prestar assistência humanitária e de socorro.
A missão, enquadrada no esforço europeu de controlo das fronteiras externas, é coordenada pelas autoridades italianas e conta com a participação de meios militares e civis de vários países da União Europeia. A participação do navio nesta operação decorrerá até ao dia 30 de novembro.
No decorrer da missão o NRP Viana do Castelo tem embarcado dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e um oficial de ligação italiano.
Está previsto que o navio assegure mais de 500 horas de patrulha e que percorra cerca de 4000 milhas marítimas na área de operações.
Fonte: EMGFA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.