22 de dezembro de 2014

CONCLUSÃO DO PLANO FAUNOS 2014

 De 21 Abril a 12 de Dezembro de 2014 o Exército, através do Regimento de Engenharia Nº3 (RE3) e da Companhia de Engenharia da Brigada Mecanizada (CEng/BrigMec), executou os trabalhos previstos no âmbito do Plano FAUNOS, na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Litoral e nos distritos de Viseu, Coimbra e Aveiro em coordenação com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), visando a defesa da floresta contra incêndios.

Na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os trabalhos do RE3 decorreram nos Municípios de Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Boticas, foram realizados mais de 8 Km de reparação de caminhos da rede viária florestal e 50 km de abertura e/ou limpeza de faixas de interrupção de combustível, maioritariamente da rede primária.

Na Beira Litoral, foram executadas a abertura de faixas de gestão de combustível, reparação de caminhos florestais e limpeza de arrifes e aceiros, numa extensão total de 31,6 Km, sendo 14 km no Perímetro Florestal de Ovar, 15 Km no Perímetro Florestal e Mata Nacional das Dunas de Vagos e 2,6 Km no Perímetro Florestal do Rio Mau.

Os trabalhos realizados pela CEng/BrigMec, realizados nos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra espalharam-se por seis perímetros florestais nas regiões de S. Pedro do Sul, Arca, Préstimo, Serra do Caramulo, Serra da Aveleira, Arganil e Lousã. Os trabalhos levados a cabo pela CEng/BrigMec traduziram-se na execução e reabilitação de aceiros e redes viárias florestais, numa extensão de 64 Km.

O Exército, através destas acções integradas nas denominadas Outras Missões de Interesse Público, constitui-se como um elemento fundamental para a defesa e preservação da floresta. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.