22 de dezembro de 2014

Estreia dos novos aviões C-295 em África provoca apreensão na Força Aérea

Modernos aparelhos de transporte vão substituir os C-130, há anos à espera de modernização, na próxima missão da ONU no Mali

A nova missão militar portuguesa no Mali, no quadro da ONU, obrigará a estrear os modernos aparelhos de transporte C-295 em África. A solução é uma consequência de há anos não se modernizarem os C-130 e, soube o DN, suscita alguma apreensão dentro e fora da Força Aérea.

"Como é que, em termos de estrutura, o C-295 vai aguentar" a operação em pistas rudimentares, esburacadas e onde é frequente pó e pedras serem projetadas à passagem das aeronaves, interrogou-se uma das fontes ouvidas pelo DN.

"O C-130 é um cavalo de batalha, uma máquina testada para esses ambientes, enquanto o C-295, estando bem equipado com novas tecnologias, tem uma capacidade operacional bastante mais limitada, assim como menos capacidade de absorção dos impactos inerentes ao uso intensivo" naquelas pistas, adiantou uma fonte. Além disso, o C-295, ao contrário do C-130, terá de reabastecer no Sul de Marrocos ou no Senegal para chegar ao Mali. (Diário de Notícias)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.