Foi assinado, esta manhã, o contrato de alienação de aeronaves C212 Aviocar à República Oriental do Uruguai, pela Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, e pelo Subsecretário da Defesa uruguaio, Jorge Menéndez.
Para além da alienação das aeronaves, em estado de “usadas, livres de quaisquer ónus e obrigações”, o contrato contempla, a entrega de “sobresselentes e documentação disponíveis” e a prestação de um “serviço de recuperação das aeronaves para estado de voo”.
Após a assinatura do contrato, o Subsecretário da Defesa do Uruguai dirigiu algumas palavras aos presentes destacando as relações históricas existentes entre Portugal e a República Oriental do Uruguai - que remontam aos Descobrimentos - e a cooperação que existe actualmente entre estes dois países “amigos”.
Para Jorge Menéndez este acordo deverá abrir portas “para o futuro” e a recepção destas aeronaves significarão, para o seu País, não só a ampliação de capacidades no controlo do “mar territorial” mas também da sua futura plataforma.
Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, por sua vez, afirmou que este acordo é “um passo importante na consolidação de um relacionamento” entre os dois países e que segue a linha deste Governo em “incentivar e internacionalizar as nossas indústrias de Defesa.
Berta Cabral espera ainda que ocorra “um processo de aproximação e de cooperação bilateral entre os dois países” que “não se pode satisfazer [apenas] com a assinatura de um contrato”.
“Nós precisamos de ter esta expectativa de construir de forma mais consolidada esta relação política e esta relação económica. Porque as relações assentam cada vez mais na diplomacia política e na diplomacia económica”, referiu ainda. (Defesa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.