15 de dezembro de 2014

EXÉRCITO PORTUGUÊS TREINA DESCONTAMINAÇÃO DO ÉBOLA

O Exército, através do Elemento de Defesa Biológica, Química e Radiológica(ElDefBQR), treinou e validou as técnicas para descontaminar o vírus Ébola tendo atingido uma elevada proficiência na execução desta missão.

O ElDefBQR, materializa uma capacidade do Exército com caraterísticas únicas em Portugal, constituindo-se como um instrumento de excelência nacional no âmbito da resposta a incidentes BQR.

O vírus Ébola é um agente biológico que pertence ao grupo de risco 4, constituindo um grave risco para as pessoas e apresentando um elevado risco de propagação na coletividade. Face ao surto do Ébola e à preparação da resposta nacional para esta doença, o ElDefBQR poderá ser chamado a executar tarefas de descontaminação de infraestruturas e de viaturas onde tenham permanecido doentes contaminados pelo vírus, estando já formalizado este compromisso numa Orientação Técnica da Direção Geral de Saúde.

Dada a elevada perigosidade deste vírus, foi conduzido no período de 1 a 5 de Dezembro de 2014, no Regimento de Transportes, um treino do ElDefBQR focado na ameaça do Ébola, com o objectivo de garantir a prontidão operacional daquele elemento. Os militares empenhados nesta acção integram a Equipa de Defesa BQR e a Equipa Avançada do Laboratório de Defesa Biológica, componentes fundamentais para o processo de experimentação e de validação que foi conduzido, onde todos os intervenientes puderam constatar o sucesso da sua actuação. Os resultados laboratoriais obtidos foram muito positivos, em todas as variantes dos procedimentos de descontaminação, o que tornou possível a sua progressiva optimização.

Os objectivos de treino definidos foram cumpridos, tendo resultado conhecimento de natureza teórico-prático com elevado interesse e valor. O sucesso inequívoco da interacção conseguida entre a componente operacional e a componente laboratorial residente no ElDefBQR permite garantir uma resposta operacional segura, eficaz e credível. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.