27 de abril de 2015

FRAGATA BARTOLOMEU DIAS EM COOPERAÇÃO TÉCNICO-MILITAR EM CABO VERDE

A fragata portuguesa Bartolomeu Dias, após ter terminado a sua participação no exercício internacional SAHARAN EXPRESS 2015, atracou no dia 25 de Abril no Mindelo, ilha de São Vicente, a fim de conduzir acções de cooperação técnico-militar (CTM) com a Guarda Costeira (GC) e outras entidades oficiais da República de Cabo Verde, no âmbito da iniciativa MAR ABERTO.

Das várias acções planeadas, salientam-se o treino médico e socorrismo de combate, a formação e apoio a bordo de meios navais cabo-verdianos, na área técnico-naval da mecânica, electrotecnia, frio e electricidade, com particular enfoque no apoio e auxilio a navios sinistrados no mar.

Estão ainda previstas acções de adestramento e aferição das técnicas, tácticas e procedimentos nas acções de abordagem a navios suspeitos, com o objectivo de treinar e reforçar as capacidades no combate a diversos tipos de ameaças marítimas.

A Bartolomeu Dias terá a bordo, de 30 de Abril a 1 de maio, elementos da GC e inspectores de pesca para efectuar acções de fiscalização marítima nas águas jurisdicionais de Cabo Verde, estando prevista, no dia 30 Abril, uma operação de apoio humanitário na ilha de Santo Antão, na localidade de Tarrafal do Monte Trigo, com recurso a meios de bordo.

A iniciativa da Marinha Portuguesa denominada MAR ABERTO tem por objectivo apoiar na cooperação e desenvolvimento de actividades tendentes à edificação de capacidades próprias das Marinhas e Guardas Costeiras dos países da CPLP, no quadro da estrutura superior das Forças Armadas, dos sistemas de segurança marítima e de autoridade marítima.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Paulo Cavaleiro Ângelo e tem embarcados 172 militares da Marinha Portuguesa, bem como alguns militares convidados de outras nacionalidades.

O navio largou de Lisboa no passado dia 2 de Março e desenvolveu até ao momento várias acções de cooperação técnico-militar em São Tomé e Príncipe e Angola, tendo ainda participado nos exercícios internacionais de segurança marítima OBANGAME EXPRESS e SAHARAN EXPRESS 2015, no Golfo da Guiné e ao largo da África Ocidental respectivamente. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.