27 de abril de 2015

Presidente da República recebe em Lisboa secretário-geral da NATO

O presidente português, Cavaco Silva, recebe esta segunda-feira em audiência no Palácio de Belém, em Lisboa, o secretário-geral da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, na sigla em inglês), Jens Stoltenberg.

Sobre o encontro em Belém a Presidência da República não forneceu mais detalhes, mas em cima da mesa deverá estar o aprofundamento da cooperação entre Portugal e a NATO.

Na última quinta-feira, o Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu-se sob a presidência de Cavaco Silva, tendo aprovado três propostas do Governo que reforçam, precisamente, a ligação portuguesa à organização internacional.

Uma das propostas é a de estacionar quatro aeronaves F16 na Roménia durante dois meses, no âmbito das "medidas de tranquilização" da NATO. A segunda proposta é a de realizar "um grande exercício da NATO, que se desenrolará em Portugal, enquanto nação hospedeira, no último trimestre de 2015, envolvendo significativos meios dos três ramos das Forças Armadas portuguesas e, de momento, 13 países da Aliança".

A terceira proposta, no âmbito das forças de resposta da NATO, diz respeito à participação de um batalhão de Infantaria de Portugal em exercícios de postos de comando e exercícios reais, no ano de 2016.(PD)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.