Patrulha da Marinha de Cabo Verde |
O exercício de salvaguarda da vida humana no mar, de grande complexidade, foi realizado conjuntamente com meios navais de Espanha, Cabo Verde e Senegal, tendo participado também uma aeronave P3C Orion da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Neste âmbito, a fragata Bartolomeu Dias simulou um navio mercante que emitiu um pedido de socorro por perda de um tripulante no mar. O Centro de Operações de Segurança Marítima (COSMAR) de Cabo Verde, sito na cidade da Praia, assumiu de imediato a coordenação das operações de busca e salvamento activando os meios existentes na área. Foi ainda destacado para a zona o P3 Orion da FAP que colaborou intensivamente nas buscas e posterior recolha. O exercício permitiu treinar o accionamento dos meios de busca e salvamento em águas internacionais, bem como exercitar a coordenação dos meios disponíveis nessas acções.
Para além deste exercício de busca e salvamento, a Bartolomeu Dias tem realizado diversas acções de treino, com parceiros africanos da costa ocidental de África, em intercepção e posterior abordagem de embarcações suspeitas de ilícitos marítimos, no âmbito do exercício internacional SAHARAN EXPRESS, que tem por principal objectivo a promoção de segurança marítima na região. (Emgfa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.