26 de maio de 2015

Mais de 100 aviões russos participam em exercício

A Força Aérea da Rússia começou hoje a mudança de mais de 100 aviões das suas bases para aeródromos de operações como parte de um exercício surpresa, anunciou o Ministério da Defesa do país.

«As tripulações já receberam as missões de voo», lê-se num comunicado do Ministério, que adiantou que o agrupamento aéreo do distrito militar central participa nas manobras, com reforços de unidades de outras regiões do país.

O objectivo do exercício surpresa, segundo o Ministério da Defesa, é verificar a mobilização dos sistemas de comando da aviação em condições de campanha, bem como a assistência logística nas suas novas localizações.

No total, participam nas manobras 12 mil efectivos, até 250 aviões e helicópteros, além de unidades de armamento pesado e transporte.

O exercício de hoje faz parte dos preparativos das manobras estratégicas «Tsentr-2015», previstas para Setembro deste ano, e coincidem com as manobras aéreas Arctic Challenge Exercise (ACE) que nove países, seis dos quais da NATO, incluindo os Estados Unidos, começaram segunda-feira no norte da Suécia.

Os exercícios no país escandinavo, em que participam 115 aviões, incluindo 90 caças de combate, e mais de 3,5 mil efectivos, estão entre os mais importantes deste género na Europa este ano, e simulam uma resposta colectiva em caso de guerra. (DD)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.