26 de maio de 2015

MERGULHADORES DE COMBATE DAS MARINHAS PORTUGUESA E ESPANHOLA NO EXERCÍCIO SPANISH MINEX 2015

No âmbito da participação do NRP BAPTISTA DE ANDRADE no exercício internacional SPANISH MINEX 2015, a decorrer nas proximidades de Alicante até 28 de Maio, encontram-se embarcadas duas equipas de mergulhadores, da Marinha Portuguesa e Espanhola, com o objectivo de promover a cooperação e treino de procedimentos no combate à guerra de minas em águas pouco profundas (Very Shallow Waters) em cenários de crise.

A equipa Portuguesa, do Destacamento de Mergulhadores Sapadores número 3 para Guerra de Minas, constituída por 10 elementos, embarcou a 11 de maio em Tróia. Por sua vez a equipa Espanhola, da Unidad de Buceadores M.C.M., composta por 15 elementos, embarcou em Alicante a 20 de maio, tendo já realizado vários mergulhos conjuntos, salienta-se a excelente performance obtida pelos Autonomous Underwater Vehicles (AUV), em especial do SEACON-1, AUV desenvolvido a partir de uma parceria entre a Marinha Portuguesa e a Universidade do Porto.

A Corveta Baptista de Andrade navega agora com um total de 110 elementos, mais 39 do que a sua guarnição normal de 71 marinheiros. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.