27 de maio de 2015

Protocolo aproxima clusters ibéricos de aeronáutica

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional aquando da assinatura de um protocolo entre a AED - Associação Nacional de Aeronáutica, Espaço e Defesa e a congénere andaluza, Fundación Hélice, afirmou que "está na hora de estender às empresas que operam dos dois lados da nossa fronteira a cooperação" que se tem verificado ao nível dos dois Estados.

Berta Cabral acredita que, "sem perda de identidade de cada parte, é possível construir um cluster de indústrias de aeronáutica e do espaço com dimensão ibérica e fazer dele uma relação win-win para portugueses e espanhóis".

"Ganhar dimensão é muito importante nesta fase, até porque os nossos competidores directos são normalmente gigantes no cenário internacional", justificou a governante, realçando o papel da idD - Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais na promoção externa e interna deste sector, além do trabalho de estímulo ao estabelecimento de parcerias.

A governante afirmou a disponibilidade do Governo português para apoiar iniciativas que abram portas às empresas portuguesas associadas ao universo da lusofonia, sobretudo em África e na América do Sul, onde também se espera reciprocidade do Governo espanhol relativamente aos espaços da hispanidade.

O protocolo assinado pelo General José Cordeiro, presidente da AED, e por Joaquín Rodriguez Grau, homólogo da Fundación Hélice, visa aumentar o conhecimento mútuo das empresas dos clusters português e espanhol da aeronáutica, aviação e espaço e instigar parcerias entre elas.

Em Sevilha, a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional visitou o CATEC - Centro Avançado de Tecnologias, no Aerópolis - Parque Tecnológico Aeroespacial da Andaluzia acompanhada por uma delegação de empresários nacionais do sector e foi recebida pelo Director-Geral da IDEA - Agência de Inovação e Desenvolvimento da Andaluzia.

Antes, Berta Cabral encontrou-se ainda com o Delegado do Governo Espanhol na Andaluzia, Antonio Sanz.

Já durante a tarde, a governante teve a oportunidade de conhecer a linha de montagem do A-400M nas instalações da Airbus Defence & Space, também nos arredores de Sevilha. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.