12 de julho de 2015

Plataforma Naval Global avança com Arsenal do Alfeite e Marinha de Guerra Portuguesa

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional homologou, esta sexta-feira, a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Arsenal do Alfeite, SA, a Escola Naval e o CINAV - Centro de Investigação Naval, durante a visita ao Arsenal do Alfeite, no âmbito do VIP Day do Robotics Exercise 2015 (REX15) e dos ICARUS Sea Trials Lisbon 2015.

O protocolo assinado pela presidente do Conselho de Administração da Arsenal do Alfeite, SA, Andreia Ventura, e o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Bastos Ribeiro, na presença de Berta Cabral, marca o início da aproximação da Arsenal do Alfeite, SA a entidades ligadas às actividades navais e marítimas que terão um papel relevante na construção da Plataforma Naval Global.

A Escola Naval, o CINAV e a Arsenal do Alfeite, SA vão colaborar em acções de formação e estágios, em projectos de investigação aplicada e desenvolvimento, partilharão infraestruturas, incluindo o tanque acústico do Arsenal, e juntar-se-ão para iniciativas científicas e pedagógicas no âmbito do protocolo. Está previsto o concurso a projectos em conjunto.

A Marinha Portuguesa, através da Escola Naval e do CINAV, está na primeira linha dos parceiros da Arsenal do Alfeite, SA para a implementação de diversas medidas de promoção da economia do mar, incluindo a criação de um centro de competência naval no Alfeite.

Os objectivos da Plataforma Naval Global incluem a exploração de sinergias com universidades, centros tecnológicos e unidades de investigação e desenvolvimento e, também, a promoção do empreendedorismo, através da formação de recursos humanos na área da economia e defesa do mar. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.