16 de setembro de 2015

EXÉRCITO PORTUGUÊS "EXERCÍCIO CELULEX 15

O Exército realiza o exercício anual da série CELULEX, no Regimento de Transportes, em Lisboa, de 21 a 25 de Setembro, que visa exercitar a capacidade de resposta do Exército em Missões de Interesse Público no âmbito das ameaças Biológicas, Químicas e Radiológicas.

A capacidade de resposta inicial do Exército neste domínio encontra-se prevista no seu Plano de Operações Célula, que em caso de necessidade constitui uma força designada de Elemento de Defesa BQR (ElDefBQR) com uma prontidão de duas horas, para dar resposta a acidentes/incidentes Biológicos, Químicos e Radiológicos, actuando assim como Agente de Protecção Civil.

O exercício CELULEX 15 desenvolve cenários fictícios, tendo como enquadramento directivas e protocolos estabelecidos com diversas entidades, designadamente a Directiva Operacional Nacional Nº 3 da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Pretende-se que o Exército, através do ElDefBQR, preste o apoio técnico e operacional, no planeamento e na resolução dos incidentes envolvendo ameaças BQR.

Participam neste evento em coordenação com o ElDefBQR do Exército, desde a fase de planeamento à sua resolução, Equipas da Agência Portuguesa do Ambiente e do Campus Tecnológico e Nuclear. A estreita colaboração e a partilha de conhecimentos é o principal objectivo, esperando-se uma jornada muito proveitosa. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.