16 de setembro de 2015

Força Aérea ganha concurso para projetos ID&I de defesa

O projecto TROANTE, no âmbito dos Sistemas Aéreos Autónomos Não-Tripulados (UAS) a cargo do Centro de Investigação da Academia da Força Aérea (CIAFA), ficou classificado em primeiro lugar no concurso para projectos de ID&I de Defesa a serem (co)financiados pelo Ministério da Defesa Nacional. O resultado foi comunicado oficialmente no dia 09 de Setembro pela Direcção Geral de Recursos da Defesa Nacional.

O projecto da Força Aérea foi seleccionado entre 27 propostas apresentadas e será (co)financiado em moldes semelhantes àqueles que, em 2007, deram origem à apresentação do projecto PITVANT (também concebido pelo CIAFA, no campo dos UAS).

O TROANTE terá uma duração prevista de 3 anos e contempla o desenvolvimento de tecnologia UAS Classe-I, com ênfase na sua aplicação dual (militar e civil). Pretende-se com essa tecnologia evoluir no sentido da industrialização, comercialização e subsequente aplicação no âmbito da prestação de serviços.

Este projecto contribuirá para a satisfação de diversas necessidades no âmbito da utilização operacional de UAS, por intermédio de entidades nacionais (Forças Armadas, Forças e Serviços de Segurança, além de outras entidades de carácter governamental e não-governamental), mas também estrangeiras. Estas últimas, particularmente, no contexto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O financiamento dos projectos PITVANT e TROANTE por parte do MDN vem provar a pertinência da estratégia seguida, desde 2007, pela Academia da Força Aérea e também o mérito do trabalho desenvolvido pelo CIAFA.

Entre as 27 propostas apresentadas, o MDN vai financiar as sete melhor classificadas, entre as quais se encontra ainda o projecto ANDRÓMEDA (escolhido em 5ª lugar). Este projecto envolve igualmente a área dos UAS e foi concebido e preparado pelo CIAFA em colaboração com o INESC-INOV.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.