22 de setembro de 2015

MILITARES PORTUGUESES NO KOSOVO CERTIFICADOS COMO FORMADORES DE “FIRE PHOBIA”

A Reserva Táctica do Comandante da Força Multinacional do Kosovo (KTM/ COMKFOR) liderada por Portugal ganhou ao longo dos últimos anos, uma excelente reputação no treino e certificação no âmbito da Fire Phobia.

Na penúltima revisão de um dos documentos quadrantes da actuação da força, ficou determinado que cabe à KTM a responsabilidade de, no Teatro de Operações (TO) do KOSOVO, certificar o treino de Fire Phobia das outras forças que vão para aquele Teatro.

Nesse sentido, com a finalidade de manter um elevado nível de proficiência, a KTM planeou, organizou, dirigiu e realizou um curso de certificação dos formadores, garantindo que todos os militares que ministram o treino de Fire Phobia às unidades externas detêm e mantêm as máximas competências nessa área do conhecimento.

Foram desenhadas e planeadas um conjunto de actividades de formação, que fizeram parte do primeiro curso ministrado aos graduados da BCoy (Unidade de Escalão Companhia constituída por militares portugueses).

Desde a preparação dos cocktails Molotov, passando pela técnica de reacção aos agentes incendiários, pelo domínio da língua inglesa adequado às instruções que têm de ser ministradas aos diversos contingentes, até à técnica e precisão do lançamento dos cocktails Molotov, tudo foi rigorosamente planeado, organizado e treinado repetidas vezes, até serem atingidos os níveis de execução considerados adequados. Baseado no princípio "saber fazer para saber ensinar", em 08Set15, doze graduados da BCoy realizaram com sucesso o 1º Curso de Formação de Formadores Fire Phobia.

O principal objectivo que norteou esta acção de formação foi permitir que os militares da KTM envolvidos na certificação das outras forças possuam conhecimentos mais aprofundados sobre o lançamento e a reacção aos agentes incendiários, para além da certificação operacional de todos os militares das unidades de manobra da KFOR.

Deste modo, os militares portugueses da KTM, detêm o saber (know how) sobre a formação de formadores e formação para certificação operacional de Fire Phobia e os militares húngaros são treinados e formados para se constituírem como formadores para certificação operacional.

Após validação da formação, os militares da BCoy ministraram, em 14Set15, a formação a doze graduados da CCoy, que ficaram melhor preparados para manterem o elevado nível de proficiência na certificação de outros contingentes. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.