9 de setembro de 2015

Navio colombiano "Gloria" visita Portugal

No próximo dia 18 de Setembro, vai atracar no Porto de Lisboa o Navio Insígnia da Colômbia, ARC “Glória”, Embaixador flutuante da Colômbia, nos mares do mundo. Traz consigo a bordo 75 Oficiais, Sub-oficiais e Infantes da Marinha, 67 cadetes e 6 Oficiais convidados, dos quais três são estrangeiros.

O Navio Escola ARC “Gloria” vai estar aberto ao público, dando a oportunidade aos seus visitantes de conhecerem o melhor da Colômbia através da sua tradição oral, fotografias e audio, cheios de “realismo mágico”, graças à aliança realizada entre a Armada Colombiana e a ProColombia, a agência de promoção turística daquele país.

Não é a primeira vez que o ARC “Gloria” visita os portos portugueses. No ano de 2012, o porto de Lisboa foi incluído no seu itinerário e este ano, em Julho, a sua primeira escala foi no porto da cidade de Horta, nos Açores.

Durante o seu périplo participou na nona edição de “Sail Amsterdam 2015”, o maior evento público dos Países Baixos e considerado também o maior evento náutico livre do mundo, que se realiza a cada cinco anos e onde desta vez reuniu mais de 600 barcos delegados, no evento que decorreu de 19 a 23 de Agosto de 2015. Foi então declarado que ARC o “Gloria” foi o melhor pela sua grandiosa beleza e apresentação. Na sua travessia de 2015, visitará 12 portos de dez países, onde se destacam os da Alemanha, Holanda, Escócia, Inglaterra e Portugal.

É de destacar que o ARC “Gloria” é também portador da Bandeira Azul para veleiros de treino, certificando-o como membro do “Sail Training Internacional Blue Flag Scheme”, sendo o primeiro veleiro latino-americano e o segundo no mundo, depois do Navio Escola NPR “Sagres” da Marinha Portuguesa, a assumir o compromisso de cumprir com o código de conduta deste programa. A Bandeira Azul é um galardão outorgado pela organização não governamental “Sail Training International” de origem Dinamarquesa e com o aval da FEE (Fundação para a Educação Ambiental da União Europeia), aos portos, praias e marinas de todo o mundo, que cumpram com a normativa e os parâmetros que a organização determina em matéria de preservação do meio ambiente marinho.

Esta visita do Navio Insígnia Colombiano enquadra-se dentro das políticas de cooperação entre a Colômbia e os países da União Europeia, principalmente com Portugal, com quem se tem vindo a trabalhar desde o ano passado num Acordo de Cooperação em Matéria de Instrução e Treino Naval e de infantaria da Marinha, Inteligência e Interdição e o Intercâmbio Comercial entre a Indústria Militar. Dentro deste espírito, o Navio colombiano ARC “7 de Agosto”, faz parte actualmente da Força-Tarefa Multinacional da Operação “Atalanta”.  ( Fonte: Publituris)

HORÁRIO DE ABERTURA AO PÚBLICO

Sexta-feira, 18 de Setembro: 09:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00
Sábado, 19 de Setembro: 09:00 às 12:00 e 14:00 às 20:00
Domingo, 20 de Setembro: 09:00 às 12:00 e 14:00 às 20:00
Segunda-feira, 21 de Setembro: 09:00 às 14:00

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.