9 de setembro de 2015

PORTUGAL ANFITRIÃO DO EXERCÍCIO FELINO 2015

O Exercício lusófono FELINO 15, liderado por Portugal, realiza-se de 09 a 18 de Setembro de 2015, no Regimento de Infantaria Nº 10, em S. Jacinto, Aveiro e no Aeródromo de Manobra Nº1, em Macedo, Ovar.

Os exercícios militares da série FELINO surgem no quadro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e têm como objectivo treinar uma Força Tarefa Conjunta e Combinada, permitindo aumentar a interoperabilidade e incrementar o treino das Forças Armadas dos Estados-Membros em Operações de Apoio à Paz e de Ajuda Humanitária, conduzidas sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

Delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, participam no FELINO 15 através da integração dos seus militares na estrutura de direcção do Exercício e no Estado-Maior da Força Tarefa Conjunta e Combinada.

Para o FELINO15 foi criado um cenário fictício para simular uma situação de crise num país com contornos políticos, económicos, humanitários e de segurança interna muito complexos, permitindo treinar a Força Tarefa Conjunta e Combinada, gerada no âmbito da CPLP, no planeamento e condução de uma Operação de Apoio à Paz e outra de Apoio Humanitário. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.