18 de outubro de 2015

CEMFA na Reunião de Trabalho das Forças Aéreas da NATO

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) Portuguesa, General José António de Magalhães Araújo Pinheiro, participou, no dia 14 de Outubro de 2015, na Reunião de Chefes das Forças Aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO/OTAN) e de outros cinco parceiros.

O Comandante do Allied Air Command (AIRCOM), General Franc Gorenc da Força Aérea norte-americana, recebeu os seus congéneres na Base Aérea de Ramstein, Alemanha. O General Gorenc expressou o desejo de que a reunião resultasse na discussão de capacidade de prontidão, resposta e no foco para contribuir de forma ágil e na escala adequada para o Poder Aéreo da Aliança.

A ordem de trabalhos focou-se sobretudo no desenvolvimento espaço aéreo aliado, bem como de resposta e posicionamento da NATO face às ameaças actuais. Air Policing e Air Defence foram algumas das questões mais debatidas, bem como o conceito de Renegade.

O AIRCOM é responsável por toda a defesa e policiamento aéreos 24 horas por dia em toda a zona da NATO. Tem a sua sede em Ramstein (Alemanha) e dispõe de dois centros de Operações Aéreas Combinadas em Uedem (Alemanha) e Torrejón (Espanha), bem como de um Comando Aéreo e Centro de Controlo móvel em Poggio Renatico (Itália). (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.