9 de outubro de 2015

CHEFE DO ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS MARCA PRESENÇA NA 7ª REUNIÃO DE CHEFES MILITARES DA INICIATIVA 5+5 DEFESA

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, participou na 7ª Reunião de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas dos estados- membros da Iniciativa 5+5 Defesa, realizada em Tunes, Tunísia, nos dias 6 e 7 de Outubro.

O evento teve por objectivo geral apoiar a acção política da Iniciativa 5+5 Defesa, através do diálogo sobre assuntos militares regionais, a compreensão e o conhecimento entre os militares e, consequentemente, reforçar a cooperação militar entre os países membros.

No final da reunião foi assinada uma declaração conjunta, que traduz a preocupação dos Chefes Militares quanto à proliferação e diversidade de ameaças no espaço comum da Iniciativa, designadamente o terrorismo, que constitui um desafio à segurança dos países da iniciativa 5+5 defesa.

A declaração, exprime ainda a vontade colectiva para a continuação e aprofundamento da cooperação entre os países no domínio da segurança e estabilidade transfronteiriça e a intenção de encontrar mecanismos concretos que permitam o desenvolvimento das capacidades operacionais das Forças Armadas respectivas e a prontidão para enfrentar os desafios emergentes, uma mensagem inequívoca de que os países podem trabalhar em conjunto para a paz e protecção das populações na região da bacia do Mediterrâneo Central e Ocidental.

A Iniciativa 5+5 Defesa pretende, através de medidas concretas de cooperação entre os países do Mediterrâneo Ocidental, ajudar a criar e a manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os dez países (Argélia, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal, Espanha e Tunísia), com o objectivo de dar um contributo significativo para soluções que respondam a preocupações comuns na área da Segurança e Defesa. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.