8 de outubro de 2015

Força Aérea termina participação na Operação HERA


Terminou, a 30 de Setembro, a participação da Força Aérea na Operação HERA, da FRONTEX.

A aeronave C-295M esteve envolvida desde 22 de Agosto nesta operação em Dakar, no Senegal. Foram empenhados durante os 40 dias de destacamento mais de 40 militares da esquadra 502 - "Elefantes", envolvendo a movimentação de quatro aeronaves (três de apoio), em mais de 180 horas de voo entre operacionais e de apoio.

As missões tiveram como principal finalidade a detecção e a localização de embarcações suspeitas de migração ilegal. Contudo, foram efectuadas outras missões - nomeadamente de Busca e Salvamento (SAR) - em apoio às autoridades senegalesas. As missões de SAR estiveram relacionadas com: dois naufrágios, um deles devido ao mau tempo causado pelo furacão Fred; e uma Operação de SAR de grande envergadura, que teve na sua origem uma eventual colisão em voo entre duas aeronaves que causou o despenhar de uma delas.

Durante a Operação HERA, o destacamento efectuou um total de 33 missões operacionais, patrulhando quase 2 mil milhões de Km2. Foram investigadas 2. 271 embarcações e realizadas 120 horas de voo operacionais.

A participação na Operação HERA terminou no dia 30 de Setembro e foi amplamente elogiada pelas autoridades senegalesas, que agradeceram a vasta colaboração dos militares portugueses na costa ocidental africana. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.