19 de outubro de 2015

EXERCÍCO FOX IV E A FULL OPERATIONAL CAPABILITY DA RESERVA TÁCTICA DA KFOR

A KOSOVO TACTICAL RESERVE MANOEUVRE BATTALION (KTM) realizou, no período de 14 a 16 de Outubro de 2015, o exercício FOX IV, nos campos de Slim Lines e Vrelo, Kosovo.

O FOX IV teve como finalidade atingir a Full Operational Capability, certificando a força para o cumprimento da missão no Teatro de Operações (TO) do Kosovo, processo revestido de vital importância porquanto a força é empregue num ambiente multinacional (MN).

Apoiado num cenário fictício baseado num protesto violento, com itinerários barricados, numa área urbana, o FOX IV permitiu testar a capacidade de reacção da KTM dentro do seu quadro de emprego, para fazer face a uma deterioração significativa da liberdade de movimentos e do ambiente seguro e estável na região.

Desta forma, foi possível validar os procedimentos de comando e controlo, interoperabilidade, sincronização e protecção da força, bem como a padronização das tácticas, técnicas e procedimentos, entre as Companhias Húngara e Portuguesa, e com outras forças que poderão, em operações de controlo de tumultos, ser atribuídas à KTM.

O conceito para o exercício consistiu em dividir o mesmo em três fases, iniciando-se com uma fase académica, a que se seguiu o treino cruzado entre os participantes e culminou com a condução do exercício real, onde foram validados os objectivos e recolhidas as observações, lições aprendidas e boas práticas.

O 2º Comandante da KFOR, Brigadeiro-General Ferene Korom (HUN), esteve presente no último dia do exercício, tendo salientado o profissionalismo, o empenhamento e o profissionalismo dos militares da KTM no planeamento e condução do FOX IV, e reiterado publicamente a importância desta força que, com níveis elevados de prontidão, lhe permite ter a necessária credibilidade para ser empregue de forma decisiva como Reserva Táctica do Comandante da KFOR em todo o Kosovo. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.