22 de dezembro de 2015

Chefe de Estado-Maior da Armada pede modernização de fragatas e mais navios de patrulha

Preocupações com pessoal, "modernização urgente" de fragatas e de helicópteros e a continuação do programa de contratação de navios de patrulha oceânica são as prioridades do chefe do Estado-Maior da Armada, ouvido hoje na comissão de Defesa.

A saída de uma audição na comissão parlamentar de Defesa Nacional, que decorreu durante quase três horas, à porta-fechada, o almirante Macieira Fragoso disse à Lusa que já reuniu com o ministro da tutela, Azeredo Lopes, a quem apresentou as questões que "necessitam de uma atenção mais urgente do Governo".

"Em traços gerais, estou preocupado com o pessoal, estamos com restrições e o pessoal está a ser bastante esforçado. Também, naturalmente, estou preocupado com a necessária modernização dos equipamentos que temos e que tem um tempo preciso para ser feita, se não perde a oportunidade e pode ter consequências irreversíveis para esses equipamentos", afirmou Macieira Fragoso.

Em causa estão os navios de patrulha oceânicos, que estão a ser construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, mas também a "necessidade de modernização urgente de fragatas da classe Bartolomeu Dias e de modernização dos helicópteros".

Existe, por outro lado, apontou o chefe do Estado-Maior da Armada, a "necessidade de continuar o programa de contratação de navios de patrulha oceânica, além dos que já estão contratados, que é a única forma de atempadamente substituir as corvetas". (Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.