23 de fevereiro de 2016

Museu de Marinha renova exposição da Sala dos Descobrimentos

Novos modelos da caravela latina, criados à luz das mais recentes investigações, vão ser incorporados na exposição da Sala dos Descobrimentos Portugueses do Museu de Marinha, em Lisboa, que terá, a partir de maio, "uma narrativa mais perceptível e moderna". 

Contactado pela agência Lusa, o primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Departamento de Museologia do Museu de Marinha, revelou que este é um projecto faseado de renovação daquela emblemática sala do museu, instalado no Mosteiro dos Jerónimos. 

"A narrativa vai ser apresentada de forma mais acessível, a iluminação e os suportes museológicos serão renovados, e haverá novas peças, entre elas um navio mercante do período medieval e novos modelos de caravelas latinas de dois e três mastros", indicou. 

As embarcações foram criadas nas oficinas da Marinha, que tutela o museu, e resultaram das mais recentes investigações sobre navegação realizadas por diversas entidades, nomeadamente universidades do país. 

A Sala dos Descobrimentos, uma das mais procuradas pelos cerca de 150 mil visitantes que o Museu de Marinha recebe anualmente, possui uma centena de peças, além dos modelos de navios da época, também instrumentos náuticos, mapas, pintura, objectos religiosos, armas e porcelana chinesa. 

O Museu de Marinha - cujos antecedentes remontam ao século XIX - abriu oficialmente em 1962 nas alas norte e poente do Mosteiro dos Jerónimos, junto do qual se construiu, mais tarde, um pavilhão para exposição das galeotas e um complexo destinado à direcção e serviços. (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.