11 de fevereiro de 2016

PORTUGAL E A GRANDE GUERRA

Assinalando os cem anos da I Guerra Mundial, inicia-se a publicação de uma Cronologia da participação de Portugal na chamada Grande Guerra. Um conflito que custou a Portugal 7760 vidas e mais de 30000 baixas, entre feridos, desaparecidos, prisioneiros e incapazes.

A publicação desta Cronologia pretende, acima de tudo, preservar e honrar a memória de todos quantos, com alto valor, dignidade e mesmo com o sacrifício da própria vida, lutaram sob a Bandeira de Portugal neste conflito.

Fevereiro de 2016 – A França informa Londres que precisa dos navios alemães em portos portugueses e que se a Grã-Bretanha não pedir a sua requisição, ela o fará. Perante isto, a 2 de Fevereiro, a Grã-Bretanha pede a requisição dos navios alemães em portos portugueses, de modo a impedir que a França se antecipe (havia cerca de 100 navios alemães em portos portugueses). O governo português insiste que o pedido seja feito “em nome da Aliança”, o que Londres aceita em 17 de Fevereiro. O decreto que requisita os navios sai a 24 de Fevereiro e estes são assaltados e ocupados de surpresa. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.