2 de março de 2016

Exercício da Força Aérea transforma Alentejo em campo de batalha

O cenário é fictício, mas o objectivo do “Real Thaw” é bem real: preparar as forças militares para actuar em qualquer teatro de operações. No exercício da Força Aérea Portuguesa, que decorre na Base Aérea nº11, em Beja, treina-se para evitar surpresas quando chegar a altura de enfrentar verdadeiros inimigos.

Esta terça-feira, o ataque foi a um campo de treino de uma força inimiga, explica o tenente-coronel Carlos Lourenço, coordenador do exercício “Real Thaw” .

Quarenta e duas aeronaves, desde caças F16 e F15, helicópteros a aviões de carga, e um total um 3.500 militares de seis países estão envolvidos neste exercício que visa treinar e qualificar as Forças Armadas, poupando recursos.

“O que nós criámos foi a forma de conseguir trazer o exterior para dentro do nosso país e montar no nosso país a complexidade que iríamos ter no exterior, no que diz respeito ao número de aeronaves, de pessoas, diferentes meios a intervir. Isso também faz parte das circunstâncias dos recursos. Não podendo ir para fora, conseguir trazer o que vamos obter no estrangeiro”, afirma o tenente-coronel Carlos Lourenço. (RR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.