22 de março de 2016

Ministro da Defesa visita feira de indústrias da NATO

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, visita quarta-feira a feira de indústrias de Defesa da agência NSPA da NATO, no Luxemburgo, num dia dedicado à indústria portuguesa, com 64 empresas representadas. 

A NSPA (Nato Support and Procurement Agency), com sede em Capellen, Luxemburgo, é uma agência que funciona como intermediário entre os clientes - os 28 países membros da NATO - e os fornecedores, constituindo uma central de compras de bens ou serviços, não actuando no entanto como fornecedor. 

De acordo com o programa, José Alberto Azeredo Lopes visita de manhã a exposição dedicada à indústria portuguesa e reúne-se, à tarde, com o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa luxemburguês, Etienne Schneider. 

Este ano, o dia da indústria portuguesa na NSPA contará com 64 empresas - o dobro das participaram na primeira edição, em 2013, e abrangem sectores desde a energia, calçado, têxtil, aeroespacial e naval e comunicações, entre outros. 

O Arsenal do Alfeite, a OGMA, Indústria aeronáutica de Portugal, os Estaleiros Navais de Peniche, a Edisoft - Thales Group, a Novabase, na área dos sistemas de comunicação, a Riopele, a Citeve, na área têxtil, são algumas das empresas representadas. 

O "dia da indústria portuguesa" na NSPA é uma iniciativa dos ministérios da Defesa e dos Negócios Estrangeiros e da Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais em coordenação com a Delegação Permanente de Portugal junto da NATO. 

 O objectivo, segundo o ministério da Defesa, é proporcionar os contactos entre a indústria portuguesa e a agência da NATO para que os empresários portugueses acedam às oportunidades de negócio, promovendo assim um aumento das exportações. 

De acordo com dados do ministério da Defesa, em 2013, o valor do total dos contratos celebrados com empresas portuguesas foi de 1,13 milhões de euros, o que situava Portugal no 22.º lugar no grupo dos 28 países. 

Em 2014, foram celebrados contratos no total de 6,62 milhões de euros e o ano passado de 33,81 milhões de euros, colocando Portugal na décima posição como fornecedor entre os 28 países da NATO. 

A OGMA, no sector da manutenção e fabrico aeronáutico, foi a empresa portuguesa que mais vendeu em 2015, com contratos celebrados com a NSPA no valor de 30,3 milhões de euros. 

A EFACEC Serviços de Manutenção e Assistência, no ramo de engenharia, energia e mobilidade, com um total de 1,3 milhões de euros e a TAP Air Portugal, com cerca de 900 mil euros são as empresas portuguesas com maior volume de negócios com a NSPA em 2015. (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.