17 de agosto de 2016

Primeiro-Ministro agradece apoio aéreo internacional no combate aos incêndios

O Primeiro-Ministro, António Costa, visitou no passado domingo, 14 de Agosto, a Base Aérea Nº5, em Monte Real, para agradecer pessoalmente o apoio aéreo que está a ser prestado por forças estrangeiras no combate aos incêndios florestais.

Marrocos, Rússia, Itália e Espanha enviaram para Portugal sete meios aéreos pesados, os quais, à excepção das aeronaves espanholas, operam a partir de Monte Real para os vários teatros de operações com o apoio logístico da Força Aérea Portuguesa.

Durante a visita, o Primeiro-Ministro sublinhou a colaboração que as Forças Armadas estão a prestar a vários níveis no combate aos incêndios, agradecendo à Força Aérea Portuguesa todo o apoio prestado à Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do empenhamento dos seus meios aéreos para a projecção de pessoal e equipamento para as zonas mais afectadas pelos incêndios.

O Primeiro-Ministro explicou que a Força Aérea Portuguesa não dispõe presentemente de meios aéreos de combate a incêndios florestais, razão pela qual “é essencial usar o dispositivo que temos e recorrer ao apoio internacional sempre que necessário”, e acrescentou que “o ideal, no futuro, é um dia poder voltar a contar com a Força Aérea para fazer esse combate”.

O Primeiro-Ministro visitou a Base Aérea de Monte Real acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raúl Castro, pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, pelo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, e pelo Comandante Operacional Nacional da ANPC, José Manuel Moura. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.