5 de março de 2017

CONTINGENTE PORTUGUÊS NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA LOUVADO NA PRIMEIRA MISSÃO OPERACIONAL

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, felicita em nome do Governo o contingente português que se encontra na República Centro-Africana (RCA) ao serviço das Nações Unidas, na Missão Multidimensional Integrada de Estabilização (MINUSCA), pela distinção recebida esta semana por parte do Comandante da Força, devido ao desempenho e aos resultados atingidos na primeira missão operacional em que participou.

O Comandante da MINUSCA, Tenente-general Balla Keita, decidiu louvar o contingente português, que constitui a força de reacção rápida da missão, pelo "profissionalismo e empenho" demonstrados na operação levada a cabo nos últimos dias em Bambari, com o objectivo de proteger a população civil desta cidade dos conflitos e da influência de grupos armados.

O reconhecimento da sua "prontidão operacional e do excelente desempenho" na operação em Bambari, como é sublinhado pelo Comandante da Força na sua carta de louvor, constitui, sem dúvida, motivo de grande satisfação e de orgulho, não só para os 160 capacetes azuis que compõem o contingente português, mas também para as Forças Armadas, o Governo e todos os portugueses.

A missão que os militares portugueses diariamente desempenham em defesa das populações, da sua proteção física e da estabilização das suas vidas, em prol da paz e do progresso da democracia na RCA tem uma importância vital para a estabilidade do continente africano, contribuindo decisivamente para a redução dos fluxos de populações deslocadas, tanto em África como na Europa, e para a contenção do terrorismo transnacional.

O primeiro contingente português destacado para a RCA integra a missão de paz das Nações Unidas desde finais de Janeiro de 2017 e é constituído por 160 militares - 156 do Exército, entre os quais 111 Comandos, e 4 da Força Aérea. Portugal tem mais 11 militares na RCA ao serviço da missão de treino da União Europeia (EUTM RCA). (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.