8 de abril de 2017

FRAGATA BARTOLOMEU DIAS PARTE PARA O MEDITERRÂNEO ORIENTAL A FIM DE INTEGRAR OPERAÇÃO DA NATO

A fragata Bartolomeu Dias largou, dia 7 de Abril, da Base Naval de Lisboa para uma missão na região do Mediterrâneo Oriental com a duração de um mês, como parte do contributo de Portugal para a operação Sea Guardian (OSG), no âmbito da NATO, integrada no esforço internacional de segurança marítima e combate às actividades ilícitas no mar associadas ao financiamento do terrorismo transnacional.

A Operação Sea Guardian resulta da transformação da Operação Active Endeavour (OAE) numa operação Non-Article 5 Maritme Security Operation (NA5MSO), decorrente da Cimeira da NATO de Varsóvia, em Julho de 2016 e em virtude da situação operacional no Mediterrâneo se ter alterado havendo a necessidade de substituir o esfoço da missão de combate ao terrorismo por tarefas no âmbito da segurança marítima.

A participação da fragata portuguesa nestas tarefas irá ocorrer num período limitado, com o objectivo de incrementar o conhecimento situacional marítimo de uma forma mais robusta, designado de Focused Operations visando o reforço de vigilância naquele Teatro de Operações.

Algumas das tarefas a atribuir incluem: contribuir para a edificação de capacidades de segurança marítima, apoiar a comunidade marítima local contribuindo para um sentimento de segurança, defender a liberdade de navegação, realizar acções de abordagem e vistoria no mar, combater a proliferação de armas de destruição em massa e proteger infraestruturas críticas.

Durante a permanência no Mediterrâneo Oriental a fragata Bartolomeu Dias irá integrar um grupo tarefa sobre o comando táctico da Marinha da Grécia, contando a força naval com unidades navais de Portugal, Itália, Turquia e Grécia e ainda um submarino da Turquia. Adicionalmente também em apoio à operação Sea Guardian mas integrada noutro grupo tarefa estará presente na área de operações em simultâneo, uma aeronave de patrulha marítima e reconhecimento P3C CUP + da Força Aérea Portuguesa, a operar a partir de uma base aérea em Itália.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Hermínio Alberto Sousa Miranda e possui uma guarnição de 163 militares. O navio conta ainda com duas equipas do Pelotão de Abordagem dos Fuzileiros, que permitem conduzir acções de vistoria a navios, uma equipa de mergulhadores e um médico. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.