14 de junho de 2017

Corveta Jacinto Cândido em missão de patrulha da ZEE

A corveta da Marinha Jacinto Cândido, em missão no mar dos Açores, realizou nos dias 10 e 11 de Junho uma missão de controlo da actividade da pesca nos limites da Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Região Autónoma dos Açores, a cerca de 200 milhas náuticas a norte da ilha de São Miguel.

​Esta acção foi realizada na sequência da detecção de um número elevado de embarcações comunitárias em aproximação à ZEE portuguesa, tendo a corveta da Marinha sido deslocada para a área, de modo a monitorizar a actividade das embarcações e fiscalizar as que se encontrassem em actividade de pesca no interior da ZEE.

Para além da monitorização de cerca de duas dezenas de embarcações de pesca estrangeiras, foi fiscalizada uma embarcação de pesca espanhola, que se encontrava a pescar dentro da ZEE nacional. Durante a fiscalização foi verificada a documentação e autorização de pesca, e verificados ainda os porões e pescado existente a bordo.

Estas acções de fiscalização têm como principal objectivo impedir actividades de pesca ilegal na ZEE dos Açores, por parte de embarcações estrangeiras que não estejam devidamente autorizadas. (MGP)