15 de junho de 2017

MUSEU DE MARINHA E AQUÁRIO VASCO DA GAMA RECEBEM PRÉMIO

​O Aquário Vasco da Gama apresentou a candidatura “O príncipe que sonhava com o fundo do mar: uma nova museografia para o Aquário Vasco da Gama” tendo sido distinguido com uma menção honrosa na categoria de Trabalho de Museografia.

Quem recebeu o prémio foi o director do AVG, comandante Teixeira de Melo, que destacou o trabalho dos profissionais do Aquário, mencionando ainda o trabalho das empresas Esgrafito Mural, Lda e Atelier P06, Lda, responsáveis, respectivamente, pelo trabalho de restauro e pelo trabalho de museografia.

O Museu de Marinha submeteu uma candidatura no âmbito do Projecto de Requalificação Museográfica da Sala dos Descobrimentos do Museu de Marinha, tendo obtido uma menção honrosa na categoria de Trabalho de Museografia.

Em representação do Museu de Marinha, o comandante Carlos Manuel Baptista Valentim, recebeu esta distinção e destacou, no seu discurso de agradecimento, o trabalho de equipa na produção e montagem dos novos suportes museográficos dos profissionais do Museu de Marinha e da empresa J. C. Sampaio Construções, Lda.

Foram distinguidos, com vários prémios e distinções, museus e profissionais da área, numa cerimónia que contou cerca de 150 participantes.

Recorde-se que em 2016 o Museu de Marinha já havia sido distinguido pela direcção da APOM com o prémio de “Melhor Merchandising”, pelo valor acrescentado de uma loja redesenhada para melhor servir os públicos da cultura, reunindo conjuntos de artigos únicos para o público da Loja e Cafetaria do Museu de Marinha, sendo ainda um espaço de promoção de novos criadores nacionais.

A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) tem por principal finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo International Council of Museums (ICOM), no seu estatuto.

É também seu objectivo promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos, através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações, e realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.

A APOM institui anualmente prémios com o objectivo de incentivar destacar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efectivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.