6 de junho de 2017

NRP Douro faz provas de mar

O mais recente navio de patrulha costeira da Marinha, o NRP Douro, está a realizar provas de mar durante os próximos dois dias, com vista a testar as diversas áreas técnicas do navio.

As provas de mar fazem parte do conjunto de etapas previstas para a preparação dos navios antes do empenhamento operacional para as missões. O NRP Douro passará a integrar o dispositivo naval padrão da Marinha já no final do mês, com a primeira missão na zona marítima da Madeira.

Recorde-se que este navio de patrulha costeira passou ao estado de armamento normal no passado dia 12 de maio, em cerimónia realizada na Base Naval de Lisboa.

O NRP Douro pertence à classe de navios Tejo, que se destina a operar junto a zonas costeiras em missões de vigilância, patrulha e defesa. Estes estão, após a acção de modernização levada a cabo no Arsenal do Alfeite SA, essencialmente vocacionados para funções de segurança e autoridade do Estado no mar e guarnecer o dispositivo naval padrão da Marinha na região Autónoma da Madeira, reforçar a capacidade de resposta a situações de busca e salvamento marítimo, contribuir para o esforço de fiscalização marítima, apoiar aos órgãos de proteção civil regionais em situações de calamidade ou catástrofe naturais, e cooperar com outros departamentos do Estado com competências no mar.

O NRP Douro tem uma guarnição de 23 elementos e é comandado pelo primeiro-tenente Vacas de Carvalho.