16 de junho de 2017

Orion 17 em Beja

Decorreu ontem, quinta-feira, uma das mais visíveis iniciativas do exercício militar Orion 17, com o lançamento de 400 para-quedistas na zona de Beja, Ferreira do Alentejo, Vidigueira, Aljustrel e Serpa. O exercício decorrerá até ao próximo 23 em Beja, Tancos e Santa Margarida. Durante o fim de semana é ainda possível ouvir algum barulho, visto que serão realizados exercícios com fogo real.

O Orion é o maior exercício anual, realizado pelo Exército, e que tem como objectivo “certificar a Brigada de Reacção Rápida [para-quedistas, comandos e rangers] para operar em ambiente multinacional”, no âmbito das forças da NATO. Estão a participar no Orion 17 quase dois mil militares portugueses, espanhóis, americanos e ainda observadores italianos e brasileiros, apoiados em quatro aeronaves e 116 viaturas.

Além do Exército português, participam nesta acção militares de Espanha e dos Estados Unidos da América, bem como militares da Marinha, da Força Aérea e ainda da Cruz Vermelha.
Paralelamente à missão, Exército e Cruz Vermelha, em conjunto, prepararam para a população destes concelhos várias actividades. Hoje, sexta-feira, 16, é o último dia em que decorrem estas actividades a ter lugar na Casa da Cultura, em Beja, nomeadamente rastreios médicos, consultas de oftalmologia, demonstrações cinotécnicas e ainda uma torre multiusos. Paralelamente tem ainda lugar uma formação em suporte básico de vida. (Fonte: Diário do Alentejo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.