27 de julho de 2017

PATRULHA OCEÂNICO VIANA DO CASTELO REGRESSOU HOJE AO MAR

Depois de um período de imobilização de 4 meses destinado à realização de uma revisão intermédia planeada no estaleiro naval da Arsenal do Alfeite, SA, o navio patrulha oceânico Viana do Castelo regressa hoje ao mar para realizar durante dois dias um programa de provas de mar às suas máquinas e ao sistema de armas.

O programa de provas é realizado com a colaboração da Arsenal do Alfeite S.A. e técnicos da Marinha.

A revisão intermédia, levada a cabo maioritariamente na doca-seca do Arsenal do Alfeite, permitiu assegurar as condições necessárias para que a actividade operacional e valências inerentes às capacidades desta unidade naval possam ser desenvolvidas em segurança durante o próximo ciclo operacional de 6 anos.

Após a conclusão das provas de mar o navio ficará pronto para cumprir todo a tipologia de missões que fazem parte do seu conceito de emprego operacional, nomeadamente missões de patrulha e vigilância nos espaços marítimos sob soberania, jurisdição e responsabilidade nacional, bem como integrar a estrutura dos meios de resposta operacional do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo e colaborar com a proteção civil e demais autoridades civis em situações de catástrofe ou calamidade.

Assim, o NRP Viana do Castelo retomará a sua actividade operacional no início de Agosto, com uma missão de apoio à Autoridade Nacional da Pesca, para a fiscalização da actividade da pesca nos Grandes Bancos do mar da Terra Nova, no Canadá. (MGP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.