28 de setembro de 2017

Força Aérea entrega os últimos três F-16 à Roménia

As últimas três aeronaves do programa de alienação de F-16 à Roménia foram entregues no dia 27 de Setembro, numa cerimónia que se realizou na Base Aérea N.º5, em Monte Real, com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e do Secretário de Estado da Defesa da República da Roménia, Mircea Dusa.

Na cerimónia, estiveram também presentes o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Manuel Teixeira Rolo, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Romena, General Laurian Anastasof, o Comandante Aéreo, Tenente-general Joaquim Borrego, bem como inúmeras altas entidades militares e civis.

Recorde-se que os governos de Portugal e da Roménia acordaram a venda de doze aeronaves F-16 MLU para equipar a Força Aérea Romena em Setembro de 2013. As primeiras seis aeronaves foram entregues em 28 de Setembro de 2016 pelo Primeiro-Ministro, António Costa, acompanhado pelo Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, e do homólogo romeno, Mihnea Ioan Motoc.

Com a transferência destas últimas três aeronaves, encerra-se um processo que exigiu a transformação dos F-16 para a versão romena, num rigoroso programa de modernização, de inspeções e de ações de manutenção. Estes trabalhos foram conduzidos pela Força Aérea Portuguesa, que tem ainda vindo a ministrar formação a nove pilotos e a cerca de 80 técnicos das áreas de manutenção, operações e logística.

No âmbito deste processo, a Autoridade Aeronáutica Nacional emitiu “Certificados de Abate de Matrícula de Aeronave” e “Certificados de Aeronavegabilidade para Exportação” para as aeronaves F-16 Fighting Falcon transferidas de Portugal para a Roménia. Desta forma, foram canceladas as matrículas no registo aeronáutico militar nacional, assim como todos os certificados e licenças anteriormente emitidos para as aeronaves com número de cauda português. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.