12 de dezembro de 2017

Indústrias de Defesa (IDD) tem novo Presidente

O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, indigitou o Major-General Henrique Castanheira Macedo para Presidente do Conselho de Administração da idD, Plataforma das Indústrias de Defesa. Henrique Macedo foi ontem eleito pela Empordef e assumiu hoje as suas novas funções.

Henrique Castanheira Macedo desempenhava o cargo de subdirector da Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) desde 13 de Janeiro de 2015. No exercício desse cargo foi responsável pela concepção e desenvolvimento de políticas de recursos humanos, requisição de armamento e equipamento, gestão de património e infraestruturas. Participou no planeamento de defesa da NATO e da UE, nomeadamente ao nível da gestão de armamento nas diferentes fases do seu ciclo de vida.

Enquanto subdirector da DGRDN destacam-se ainda a coordenação da candidatura nacional ao consórcio europeu Space Surveillance and Trackingda Comissão Europeia, a realização do Dia das Indústrias de Defesa na NSPA/NATO, a organização do Diálogo das Indústrias de Defesa Portugal-Brasil, a adesão de Portugal à parceria de desmilitarização, desmantelamento, alienação de equipamentos e sistemas de armas e a coordenação do grupo de trabalho para a criação de uma Cyber Academy and Innovation Hub.

O Major-General proposto pelo Ministro da Defesa apresenta uma longa e relevante experiência profissional em diversos cargos no âmbito nacional e internacional. Formado em Ciências Socio-Militares, Engenharia Electrónica e de Computadores, combina o planeamento estratégico, a definição de políticas, o planeamento e programação militar no domínio dos recursos humanos e materiais. A CReSAP emitiu um parecer de favorável, fazendo uma apreciação muito positiva.

A idD - Plataforma das Indústrias de Defesa foi criada em 2014 e é responsável pela implementação de uma estratégia nacional para promoção externa da Base Tecnológica e Industrial de Defesa.(Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.