O NRP Figueira da Foz continua com a sua missão de vigilância e patrulha dos espaços marítimos da Região Autónoma dos Açores tendo dado ênfase, no período de 4 a 15 de Dezembro, às áreas protegidas do Grupo Central.
O período de missão, em coordenação com a Autoridade Marítima Local, teve como objectivo principal impedir a actividade de pesca ilegal, nas áreas de reserva do Banco Condor bem como a utilização de artes de palangre dentro das 3 milhas. Simultaneamente efectuou-se a vigilância e fiscalização das embarcações de pesca na área do Banco dos Açores e do Banco Princesa Alice.
Foram ainda verificadas as condições de segurança das embarcações e do pessoal embarcado, nomeadamente, a confirmação da existência a bordo dos meios de salvação exigidos para cada tipo de embarcação.
No decorrer das ações da fiscalização, sensibilizou-se os mestres das embarcações sobre aspetos importantes da segurança e proteção dos recursos vivos, alertando para os prazos de validade dos equipamentos (balsas salva-vidas, coletes e extintores) necessários para um salvamento no mar e para a sua correta utilização. Durante a missão foram detetadas duas embarcações em situação de presumível infração, nomeadamente com falhas nos sistemas de segurança e monitorização continua da pesca.
O arquipélago dos Açores localiza-se nas zonas de confluência das placas litosféricas norte americana, eurasiática e africana, numa extensa área do Atlântico caracterizada por profundidades inferiores a 2000 metros, de forma aproximadamente triangular. (MGP)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.