22 de janeiro de 2018

MARINHA REALIZA TESTES DE COBERTURA NA NOVA ESTAÇÃO COSTEIRA DE COMUNICAÇÕES

A Marinha, através do Centro de Comunicações dos Açores e com o apoio do navio patrulha oceânico “Viana do Castelo", em missão na Região Autónoma dos Açores, realizou nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2018, testes de cobertura e avaliação da qualidade do serviço da nova estação costeira de comunicações do Pico da Barrosa, edificada em Dezembro de 2017.

Esta estação , construída com o objectivo de substituir a antiga rede de comunicações rádio VHF da Marinha, acrescenta novas funcionalidades de comunicações, como o GMDSS-DSC (Digital Selective Calling), contribuindo assim para a melhoria da segurança da navegação costeira indo ao encontro dos compromissos internacionais assumidos por Portugal em matéria de comunicações de segurança marítima e busca e salvamento no mar.

O Centro de Comunicações dos Açores é um centro de apoio às operações da Marinha, inaugurado no dia 29 de Abril de 2014, que tem como missão assegurar as comunicações entre os comandos e as forças e unidades em operação no mar. Este Centro funciona na dependência do Comandante Naval, através do Comandante da Zona Marítima dos Açores e constitui-se como um centro alternativo da Marinha ao Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha localizado em Lisboa. Pode igualmente prestar serviço de comunicações de navios da NATO.

A criação do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha (CCDCM) e do Centro de Comunicações dos Açores (CCA) resulta do processo de modernização das radiocomunicações da Marinha que permitiu concentrar capacidades e competências e, desta forma, racionalizar recursos através do encerramento das antigas estações radionavais do Continente, nomeadamente, Estação Radionaval Comandante Nunes Ribeiro, Estação Radionaval Apúlia, Estação Radionaval Sagres, Centro de Comunicações de Lisboa, Centro de Comunicações do Alfeite, Centro de Comunicações de Leixões e Centro de Comunicações de Faro, dos Açores, a Estação Radionaval da Horta e o Centro de Comunicações de Ponta Delgada, e da Madeira, a Estação Radionaval Porto Santo e o Centro de Comunicações da Madeira. (MGP)