16 de fevereiro de 2018

Força Nacional Destacada na República Centro-Africana condecorada pela ONU

Decorreu no dia 8 de Fevereiro, no campo M´Poko, em Bangui, na República Centro-Africana (RCA), a cerimónia de imposição de medalhas das Nações Unidas aos 159 militares da "Portuguese Quick Reaction Force" (PRTQRF).

A cerimónia, presidida pelo Representante Especial do Secretário-Geral (SRSG) das Nações Unidas na RCA, Sr. Parfait Onanga-Anyanga, contou com a presença do Force Commander da MINUSCA, Tenente-General Balla Keita, do Comandante da European Union Training Mission na RCA, Brigadeiro-General Hermínio Maio, do Comandante da Joint Task Force Bangui, Brigadeiro-General Mohammed Selloum, e de vários Comandantes de Contingentes e Oficiais do Estado-Maior da MINUSCA, bem como com uma representação de militares e civis portugueses no país.

No seu discurso, o SRSG afirmou estar pessoalmente impressionado com a coragem, o profissionalismo e a eficácia demonstrados pela Força quando projetada para alguns dos lugares mais difíceis da RCA, salientando as operações ofensivas “DAMAKONGO" e “MBAMARA" em Bocaranga, Bang e Bangassou, bem como as operações de demonstração de força e de segurança realizadas na cidade de Bangui, em especial no 3º Distrito. Referindo-se ao Comandante da Força, Tenente-Coronel Alexandre Varino, saudou e valorizou a capacidade de disciplina da força portuguesa para com a cadeia de comando da MINUSCA. Elogiou ainda o profissionalismo do Soldado português e o enorme respeito aos valores das Nações Unidas evidenciado, nomeadamente no cumprimento do mandato, e considerou a homenagem a todos os militares Comandos tombados no cumprimento do dever como um verdadeiro gesto simbólico, retribuindo-o a todos os capacetes azuis caídos no cumprimento das suas missões. Apelou, por último, a que todos os 159 militares da PRTQRF transmitissem esta mensagem de exemplo de coragem, profissionalismo e eficácia no cumprimento das missões a todos os familiares e amigos, bem como aos camaradas do próximo contingente. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.