16 de março de 2018

Apresentação dos trabalhos do Exército na barragem do Pego do Altar

No dia 16 de Março, no Auditório Municipal de Alcácer do Sal, distrito de Setúbal, teve lugar a apresentação dos trabalhos que estão a ser realizados pela Engenharia Militar na barragem do Pego do Altar.

A esta apresentação, realizada com o objectivo de dar a conhecer o ponto de situação dos trabalhos, assistiram o Ministro da Defesa Nacional, Prof. Dr. Azeredo Lopes, o Ministro do Ambiente, Eng.º Matos Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Dr. Vítor Proença, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General Teixeira Rolo, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Rovisco Duarte, representantes da Agência Portuguesa do Ambiente e outras entidades civis e militares.

Os trabalhos que o Exército está a realizar através de meios do Regimento de Engenharia Nº1, do Regimento de Engenharia Nº 3 e da Companhia de Engenharia de Combate Pesado da Brigada Mecanizada, inserem-se na sua missão de satisfação das necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações e traduzem a resposta do Exército a um pedido de apoio do Ministério do Ambiente. Os trabalhos tiveram início a 14 de Fevereiro de 2018, e consistem na limpeza e desassoreamento dos leitos, visando o aumento da capacidade de armazenamento de água da albufeira da barragem do Pego do Altar.

Na sua intervenção, o General Rovisco Duarte mencionou a permanente disponibilidade do Exército em apoiar, salientando que a forma rápida como o fez resulta do facto de o Exército manter uma estrutura permanentemente pronta e treinada para todas as missões. Salientou também a preocupação e os esforços feitos pelo Ramo na obtenção e manutenção dos equipamentos e capacidades afectos ao Apoio Militar de Emergência, mencionando, ainda, a importância que o Exército dá à formação e que, neste caso concreto, a qualidade da formação dos militares de Engenharia é colocada ao serviço dos portugueses.

Por sua vez, o Ministro do Ambiente relevou a importância do plano de combate à seca, bem como o trabalho que o Exército, diariamente, desenvolve em prol da sociedade.

A finalizar este evento, realizou-se uma visita à frente de trabalho da Engenharia na albufeira da barragem do Pego do Altar. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.