16 de março de 2018

Missão da União Europeia liderada por Portugal reconhecida por organizações internacionais

O Comité Político e de Segurança (COPS) da União Europeia e do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana, elogiaram o trabalho efectuado no âmbito da missão de treino da União Europeia na República Centro-Africana (European Union Trainning Mission – EUTM RCA), actualmente liderada por Portugal e onde se encontram integrados 44 militares portugueses dos três ramos das Forças Armadas.

Os representantes destas organizações efetuaram uma visita conjunta à República Centro-Africana (RCA) durante a semana passada, no âmbito da parceria entre os dois comités, no domínio da promoção da paz e da segurança em África em geral, mas particularmente no quadro da agenda conjunta das duas organizações que visa apoiar a estabilização sustentável da RCA, com base na cooperação trilateral entre as duas organizações e as Nações Unidas.

No dia 9 de Março, o COPS cumpriu um dia de programa com os elementos da EUTM RCA 2018, onde foi possível também trocar impressões com os militares portugueses em missão, com a visita ao campo KASSAI e à estrutura de Comando da EUTM RCA em Bangui.

No comunicado conjunto dos dois comités, pode ler-se o seguinte, relativo a esta missão na RCA:

(...) A Missão Conjunta também se congratulou com o apoio da UE à recuperação da RCA, incluindo o trabalho da EUTM RCA, que fornece uma base sólida para a reconstrução republicana, inclusiva e profissional das Forças Armadas da RCA. Releva-se a importância da transparência total e da coordenação entre o governo e todos os parceiros que apoiam a reforma do sector de segurança na RCA. (...)

Esta visita conjunta reuniu os quinze Estados membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana e os vinte e oito Estados membros do Comité Político e de Segurança da União Europeia e foi liderada conjuntamente pelo Embaixador Adam Maïga Zakariaou, e pelo Embaixador Walter Stevens, Presidente do Comité Político e de Segurança (COPS) da União Europeia.

Esta é uma missão de aconselhamento, formação e treino às autoridades militares e civis centro-africanas, liderada desde Janeiro deste ano por um militar português, o Brigadeiro-General Hermínio Teodoro Maio, do Exército. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.