23 de março de 2018

Mais de 1500 militares vão apoiar a limpeza das florestas este sábado

Cerca de 1585 militares dos três ramos das Forças Armadas participam este sábado, dia 24 de Março, numa iniciativa conjunta com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) para apoiar a limpeza de florestas. Esta iniciativa insere-se no âmbito das medidas de prevenção de fogos florestais previstas pelo governo, no seguimento dos fogos que assolaram no ano transacto diferentes zonas do país.

Estas acções irão abranger diversos locais de norte a sul do país, de duas formas distintas. Numa, 587 militares irão actuar de forma descentralizada em diferentes localidades, numa coordenação directa entre as unidades a que pertencem e as diferentes autoridades locais (Comandos Distritais da ANPC, representantes do ICNF e representantes dos Municípios).

Na outra, 938 militares actuam de forma conjunta, incidindo em especial nas áreas do Distrito de Setúbal (entre a Serra da Arrábida e a Costa Vicentina), Viseu (Serra do Castro), Marinha Grande (Mata Nacional de Leiria), Aveiro (S. Jacinto), Cascais e Sintra, Lagos (Barão de S. João), Portalegre (Serra de S. Mamede) e Loulé.

Nas acções conjuntas, para além dos militares, as Forças Armadas disponibilizam também meios pesados de engenharia, nomeadamente máquinas de rasto, operadas por militares distribuídos pelas diferentes zonas identificadas. (Emgfa)