11 de maio de 2018

Militares portugueses vão participar no maior exercício internacional da Marinha Italiana

Após terminar o exercício internacional de manutenção de capacidades de guerra de minas em cenários de crise (SPANISH MINEX 2018), em Valência, Espanha, o navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa “Viana do Castelo”, larga hoje, dia 11 de Maio, rumo à ilha da Sicília, em Itália, para participar no maior exercício da Marinha Italiana – MARE APERTO 2018, no qual participam mais de 40 unidades navais e 5.000 militares.

Este exercício tem como objectivo treinar navios, submarinos e meios aéreos na participação em operações de estabilização, nas quais se incluem operações anfíbias e operações de interdição marítima, de modo a aumentar as capacidades de combate e de interoperabilidade entre as nações participantes.

O MARE APERTO18 desenvolve-se em ambiente marítimo, aéreo e terrestre, estando presentes 42 unidades navais, incluindo 3 submarinos, 1 porta-aviões, 1 porta-helicópteros, 2 navios anfíbios e 3 navios reabastecedores.

O NRP Viana do Castelo integrará, depois do SPANISH MINEX 2018, uma força-tarefa marítima Europeia, EUROMARFOR, activada para este exercício, constituída por meios de Espanha, França, Itália e Portugal. Portugal assume o comando desta força marítima internacional, exercido com base na rotatividade pelos estados que contribuem para esta força, no biénio 2018/2019.

Nesta missão, o NRP Viana do Castelo passará a ter uma guarnição composta por 61 militares e possui diversas valências, como sejam duas equipas do Pelotão de Abordagem dos Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma médica. (emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.