15 de maio de 2018

Força Aérea realiza simulacro na Lituânia

«EXERCÍCIO, EXERCÍCIO, EXERCÍCIO – Atenção a todos os militares, emergência a decorrer, aterragem de F16M com EPU activado!

Foi deste modo que se declarou a emergência que deu início ao simulacro do dia 11 de maio, na Base Aérea de Siauliai, onde se encontram destacadas 4 aeronaves F-16M e 84 militares Portugueses, no âmbito da operação Baltic Air Policing 2018.

Sob a coordenação do chefe de socorro da Força Nacional Destacada, juntamente com a secção de combustível e hidrazina, equipa médica e os bombeiros da Força Aérea Lituana, foi executado um simulacro onde se testaram os procedimentos de emergência e resgate após aterragem de um F16M com Emergency Power Unit (EPU) ativado.

Foram realizados todos os procedimentos para verificação de uma eventual fuga de hidrazina, sempre sob o olhar atento do chefe de socorro, que coordenou as várias equipas no terreno até ser dada como terminado o incidente simulado.

Os meios de socorro são primariamente activados pelo Controlo de Tráfego Aéreo, que através do oficial de ligação Português passa a emergência ao chefe de socorro. As equipas lituanas chegam ao local por activação do Controlo de Tráfego Aéreo da Base de Siauliai.

A importância deste tipo de exercícios está relacionada com a interoperabilidade dos vários organismos envolvidos e com o leque de lições identificadas nas operações levadas a cabo – seja na prevenção de acidentes, na comunicação entre entidades, na coordenação entre forças de socorro ou no treino de procedimentos. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.