19 de junho de 2018

Fuzileiros participam no maior exercício de Operações Especiais do Leste da Europa

A Força de Fuzileiros da Marinha portuguesa, em missão na Lituânia, participou, através de uma equipa do Destacamento de Acções Especiais (DAE) do Corpo de Fuzileiros, entre 21 de maio e 8 de Junho, no maior exercício de Operações Especiais do Leste da Europa, “Flaming Sword 2018”, na Lituânia.

Esta equipa de Fuzileiros desenvolveu acções num cenário realístico, complexo e exigente, em contexto de guerra híbrida e de conflito armado, em conjunto com outras nações aliadas, de forma autónoma, integrando ainda elementos nos vários níveis do planeamento, controlo e execução.

Esta participação autónoma do Destacamento de Acções Especiais da Marinha é fruto do rigoroso cumprimento dos mais elevados padrões de exigência, que permitem acompanhar a vanguarda e manter actualizadas as tácticas, técnicas e procedimentos em acções de operações especiais.

Os exercícios da série “Flaming Sword”, um dos mais prestigiados exercícios de operações especiais do leste da Europa, decorrem anualmente na Lituânia desde 2012 e integra o Exercício “Trojan Footprint” que é organizado pelo comando europeu das operações especiais norte-americanas, cuja área de execução engloba os estados do Báltico e da Polónia, tendo assumido maior relevância após a intervenção militar da Rússia em território ucraniano em 2014.

Outro pelotão da Força de Fuzileiros em missão na Lituânia, com valências de apoio de combate e de assalto anfíbio, também participou no “Flaming Sword 2018” como força opositora, com vista a contribuir para alcançar os objectivos de treino das forças de operações especiais. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.