28 de junho de 2018

Fuzileiros prosseguem missão na Lituânia

A Força de Fuzileiros da Marinha portuguesa, em missão na Lituânia, prossegue a sua intensa actividade operacional, com enfoque nas acções combinadas com as forças lituanas, realçando-se a participação nos exercícios Strong Shield 18 e HUNT 18. A actual missão decorre no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, onde está empenhada uma Força de Fuzileiros com 140 militares, por um período de quatro meses, no quadro das medidas de tranquilização da NATO naquele território.

O exercício “STRONG SHIELD 2018”, de âmbito nacional, destinou-se a avaliar as unidades regionais lituanas na condução das actividades previstas nos respectivos planos nacionais de defesa, onde o cenário se centra na ameaça externa e num quadro de ocupação do seu território por forças estrangeiras. Os militares portugueses, através do seu elemento de projecção de força, conduziram operações na perspectiva da contra-insurgência, com vista a possibilitar às unidades lituanas o contacto com tácticas, técnicas e procedimentos diferenciados.

O exercício “HUNT 2018”, da responsabilidade da Brigada “Griffin”, destinou-se ao adestramento da Companhia de Reconhecimento daquela grande unidade Lituânia, tendo sido efetuadas diversas ações de “treino-cruzado” em várias áreas, o que contribui para um melhor conhecimento mútuo e potencia a interoperabilidade entre as forças militares portuguesas e lituanas.

Neste país, Portugal conta ainda com 114 militares da Força Aérea e cinco aeronaves, quatro caças F-16 e uma aeronave de vigilância marítima P-3C CUP+, integrados nas operações e medidas de tranquilização do flanco leste da Aliança (“NATO Assurance Measures 2018”), por forma a assegurar a vigilância e patrulhamento aéreo nos países bálticos (Lituânia, Estónia e Letónia), contribuindo para a proteção da integridade do espaço aéreo destes países da NATO. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.